Jeff Giassi chega ao TOP5 na Porsche TAG Heuer Esports Supercup com quinto e sexto lugares em Le Mans

Brasileiro se recupera de quali difícil, acerta na estratégia para superar 20 oponentes em cinco voltas na primeira corrida e sobre para quinto no campeonato

Confira a transmissão completa do evento:
https://www.youtube.com/watch?v=m6am1kFkBP4
(evento principal a partir de 53min12seg)

Jeff Giassi saiu de Le Mans com seu melhor fim de semana na Porsche TAG Heuer Esports Supercup. Único brasileiro do seleto grid do mais forte evento de automobilismo virtual do planeta, ele terminou a primeira prova em quinto e a segunda em sexto. Somou 47 pontos no campeonato e assumiu a quinta posição na tabela.

Como sempre acontece na tradicionalíssima pista francesa, o evento teve muito drama.

O dia começou muito mal para Giassi no quali. Depois de garantir uma volta conservadora, ele vinha com parciais que renderiam o oitavo lugar no treino. Mas acabou sofrendo slow down no último trecho da pista e perdendo a volta. Resultado: P25 para o grid da primeira corrida.

O piloto patrocinado pela Porsche Cup e Porsche Brasil ganhou três posições na primeira volta e outras duas na volta três. Abriu a quarta volta lutando pelo vigésimo lugar, até que viu sua estratégia florescer a metros da entrada dos pits.

A maioria do grid vinha com combustível para quatro giros na pista de mais de 13 km. Mas o ritmo da corrida era forte, de modo que foi aberta a quinta volta antes do limite de 15 minutos.
Como resultado, houve um verdadeiro congestionamento nos pits, com a entrada de 11 carros. Outros seis tiveram pane seca na volta final.

Alheio aos problemas dos outros e com gasolina no tanque, Giassi foi ganhando posições e terminou em quinto. Foi seu melhor resultado na temporada.

Largando dessa posição para a corrida de 30 minutos, o brasileiro defendeu o top5 durante a primeira metade da prova. Caiu para sexto, mas logo herdou outras duas posições favorecido por contato entre carros que vinham à sua frente.

Com menos performance em retas que os adversários diretos pelo pódio, tratou de defender o quarto lugar mais que atacar pelo terceiro. Na última volta, porém, ficou espremido em um 3-wide com outros dois oponentes e, de forma prudente, trouxe para casa o sexto lugar.

Com os resultados de Le Mans, o campeão de 2019 da Porsche Esports Carrera Cup Brasil salta de nono para quinto lugar na pontuação geral do campeonato mundial.

A próxima etapa da Porsche TAG Heuer Esports Supercup acontece em duas semanas, em Nürburgring, e vai marcar a primeira metade do campeonato que distribui US$ 200 mil em prêmios.

O que ele disse:

“Foi ótimo. Já saí da quinta posição na segunda corrida. Decidi não arriscar pois sabia que os pontos eram importantíssimos para o campeonato. No fim sofri um ataque “dive bomb” e achei melhor ir pela opção segura pois já estamos indo para a metade do campeonato. Estou muito contente com quinto e sexto em Le Mans!

Foi meu melhor fim de semana na temporada. Estamos firmes no top10 do campeonato e a estratégia funcionou perfeitamente. Alguns calcularam errado a gasolina na primeira corrida e acho que aqui o trabalho que fizemos no treino rendeu frutos, pois simulamos muito isso. Foi incrível: estava fora dos 20 primeiros a uma volta do fim e terminei em quinto!

Na segunda corrida imaginei que poderia ter uma volta a mais também e coloquei um pouco mais de combustível. Isso me comprometeu velocidade de reta, o que é fatal em Le Mans. Mas, como vimos na primeira prova, é melhor sobrar do que faltar”
Jeff Giassi

Campeonato (Top10):

1. Sebastian Job 225
2. Max Benecke 193
3. Joshua Rogers 171
4. Tommy Østgaard 147
5. Jeff Giassi 135
6. Alejandro Sanchez 129
7. Dayne Warren 122
8. Sindre Setsaas 115
9. Christopher Dambietz 108
10. Brian Lockwood 104