Jeff Giassi e Victor Miranda vencem em Road Atlanta pelo Porsche Esports Carrera Cup

Piloto da Team Redline supera Gustavo Ariel e assume a liderança da competição – veja transmissão completa aqui: www.youtube.com/watch?v=J3zdNQh6TNE

A terceira etapa do Porsche Esports Carrera Cup, em Road Atlanta, apresentou corridas emocionantes, decididas nas voltas finais e conheceu seu novo líder, Jeff Giassi.

O atual bicampeão do certame travou uma ótima batalha com Luiz Felipe Tavares e venceu a primeira prova da etapa. Victor Miranda, da Energy Simsport, mostrou muita velocidade para sair do quarto lugar do grid e vencer a corrida 2.

Jeff Giassi foi o mais rápido no qualificatório e alinhou na primeira posição, Luiz Felipe “LFT” Tavaraes foi o segundo enquanto Rafa Martins e Gustavo Ariel completavam a segunda fila.

Giassi fez uma excelente largada e manteve a primeira colocação, Luiz Felipe Tavares vinha logo atrás seguido por Rafa Martins que era pressionado por Gustavo Ariel.

No top-10 as disputas eram acirradas, Marcus Riffel e Gabriel Silva disputavam metro a metro o nono lugar.

Um dos destaques dos primeiros minutos de prova era Bruno Risseto, o piloto largou dos boxes e escalou 16 posições em apenas sete minutos de prova. Neste momento Tavares passou a pressionar o líder Jeff Giassi enquanto Rafa Martins se defendia dos ataques de Gustavo Ariel.

No pelotão intermediário Bruno Fernandes, Rafael Bervanger e Neto Nascimento travavam uma batalha frenética pelo 14º lugar.

No 13º minuto de prova Gustavo Ariel colocou seu carro lado a lado com Rafa Martins na curva 1 e conquistou o terceiro lugar em uma manobra arrojada por dentro da curva. Caique Oliveira tentou aproveitar o espaço deixado pelo piloto da P1 Speed mas Martins se defendeu e manteve o quarto lugar.

Na metade da prova o LFT passou a empurrar Giassi, Ariel também se aproximou e os líderes já não tinham mais diferença. Neste momento Ariel colocou lado a lado com Tavares, os pilotos fizeram mais da metade da volta trocando tinta e Tavares manteve a posição.

Jeff Giassi aproveitou a briga para abrir mais de 1.5seg de vantagem, Martins e Oliveira também chegaram na briga pela segunda colocação.

Faltando menos de 10 minutos para o final uma das brigas importantes da prova era o décimo lugar, posição que valia a posição o primeiro lugar no grid da segunda corrida. Adaildo Vieira atacava de todas a formas Gabriel Silva, o piloto da Bengutan Racing se segurava como podia.

No pelotão da frente Jeff Giassi mantinha uma diferença próxima de 2 segundos para Luiz Felipe Tavares, Gustavo Ariel e Rafa Martins vinham logo atrás. Faltando apenas 3 minutos para o fim Adaildo Vieira superou Gabriel Silva na entrada da curva 10 e conquistou o importante décimo lugar para largar na primeira posição da corrida seguinte.

Após 30 minutos de prova Jeff Giassi recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, vencendo pela primeira vez na temporada 2021 da Porsche Esports Carrera Cup e assumindo a liderança do campeonato. Luiz Felipe Tavares foi o segundo, Gustavo Ariel, Rafa Martins e Caique Oliveira completaram o top-5.

Na segunda prova, com grid invertido entre os dez primeiros, Adaildo Vieira e Arthur Leist formaram a primeira fila. Leist fez uma ótima largada e assumiu a liderança, seguido por Marcus Riffel e Victor Miranda, Vieira caiu para o nono lugar.

Na segunda volta Riffel passou do ponto na curva 11 e escapou da pista, Adaildo foi outro que escapou após disputa com Gabriel Silva e despencou do top-10.

Jeff Giassi ganhava terreno rapidamente e já ocupava o quinto lugar nos minutos iniciais de prova, Rafa Martins também subia na tabela e era o quarto.

Na sexta volta Giassi tentou ultrapassar Martins mas não encontrou o espaço e teve quer reduzir a velocidade, com isso Tavares passou a atacar o piloto da Team Redline.

Erick Goldner era outro destaque da prova, o piloto ocupava o segundo lugar e reduzia a vantagem para o líder Athur Leist para menos de meio segundo, Victor Miranda vinha logo atrás.

Na metade da prova a corrida pegou fogo, Erick Goldner tentou a ultrapassar Leist na chicane que finaliza a volta em Road Atlanta, o piloto fritou pneus e foi superado por Victor Miranda e Rafa Martins. Jeff Giassi, Goldner e Tavares ainda fizeram o 3-wide na entrava da curva 1, Goldner manteve o quarto lugar com Jeff logo atrás.

Miranda passou a pressionar Leist em busca da liderança, enquanto isso Victor Veloso assumia o 11º posto após uma bela ultrapassagem sobre Matheus Machado por fora na chicane final da pista.

Com menos de 10 minutos para o fim Miranda superou Arthur Leist no mesmo ponto que Veloso, Rafa Martins tentou aproveitar o espaço para ganhar a segunda posição mas não obteve sucesso. Neste momento Giassi tentou ultrapassar Martins mas foi Tavares quem levou a melhor ao superar o vencedor da primeira prova por fora na curva 1 e assumir o quinto lugar.

Na sequência Arthur Leist, Rafa Martins e Erick Goldner travavam uma bela batalha pela segunda posição. Martins colocou de lado na chicane da curva 11 pulou para segundo, Tavares que vinha mais atrás perdeu a freada e acertou os carros de Leist e Goldner – LFT foi punido com uma passagem pelos boxes.

Neste momento Martins pulverizava a vantagem para o líder e começa a pressionar Miranda, o piloto chegou a colocar lado a lado com o carro da Energy Simsport mas não teve espaço para completar a manobra. Na última volta Rafa Martins colocou por dentro na chicane que leva ao fim da volta, houve o toque, Miranda conseguiu controlar o carro de forma espetacular e vencer a corrida. Giassi e Caique Oliveira completaram o pódio enquanto Rafa Martins retornou para a pista e fechou a prova na quarta posição.

A próxima etapa da Porsche Esports acontece na terça-feira, 23/11 no circuito de Ímola, em San Marino, com a categoria Sprint Challenge.

O Porsche Esports Program Brasil é uma iniciativa da Porsche Brasil e Porsche Cup Brasil, com patrocínio da TAG Heuer, Pro Racing Simuladores, P1Speed e parceria técnica com IRB e-Sports.

O que eles disseram:

“Primeiro de tudo quero agradecer a todos que estão torcendo por mim nessa temporada, tem sido muito legal ver o apoio do pessoal. Larguei bem de primeiro, consegui um gap bom e o Tavares estava tirando muita vantagem, consegui abrir de novo quando o segundo e o terceiro disputaram posição para trazer pra casa. Na segunda bateria, largando de P10 fica mais difícil de agir, tem que medir cada um dos passos para não comprometer a bateria, fiz a segunda corrida pensando no campeonato. Consegui um P2 que não esperava e estou muito feliz com isso.”

Jeff Giassi – Team Redline

“Duas corridas bem difíceis. Não consegui encaixar uma boa volta no quali, larguei de P7 e tive que controlar o equipamento para não comprometer a corrida toda. Foi difícil manter a posição com pneus gastos e aquecidos, mantive a posição pensando no campeonato. A segunda começou com um erro juvenil que poderia ter custado a prova. Acompanhei o Goldner e consegui passar o Leist rápido e aproveitar os acidentes para distanciar do pelotão. Foi difícil segurar o Rafa Martins na reta oposta com o vácuo, consegui manter a primeira posição e vencer em um grid muito competitivo.”

Victor Miranda – Energy Simsport

“Foi uma etapa muito legal, conseguimos bons pontos para o campeonato e vamos seguir brigando pelo campeonato. Forte para as próximas etapas depois de dois Top10.”

Gustavo Ariel – Full Time E-sports by TK

“A segunda bateria de hoje foi insana, estou muito feliz em comparação a Le Mans onde perdi muitos pontos. O trenzinho da frente na primeira bateria estava muito rápido e difícil de acompanhar. Na segunda prova estava na hora certa e no lugar certo. Consegui aproveitar os erros na frente e capitalizar com esse pódio.”

Caique Oliveira – Corinthians Bread King

“Primeira bateria muito boa, tentei usar o vácuo do Jeff para brigar pela liderança no final. Tive uma ótima batalha com o Ariel e isso me tirou as chances de vencer a corrida. A segunda bateria foi difícil, é muito difícil ultrapassar quando o trenzinho está formado, infelizmente errei, travei roda e não consegui segurar o carro.”

Luiz Felipe Tavares – Bengutan Racing

Corrida 1 (top10)

1.Jeff Giassi
2.Luiz Felipe Tavares
3.Gustavo Ariel
4.Rafa Martins
5.Caique Oliveira
6.Erick Goldner
7.Victor Miranda
8.Marcos Riffel
9.Arthur Leist
10.Adaildo Vieira

Corrida 2 (top10)

1.Victor Miranda
2.Jeff Giassi
3.Caique Oliveira
4.Rafa Martins
5.Erick Goldner
6.Gustavo Ariel
7.Bruno Risseto
8.Felipe Baptista
9.Matheus Machado
10.Bruno Fernandes

Classificação Porsche Esports Carrera Cup

1.Jeff Giassi ————– 195
2.Gustavo Ariel———- 173
3.Victor Miranda ——–123
4.Rafa Martins ———–111
5.Caique Oliveira ——–108
6.Dudu Barrichello—— 104
7.Felipe Baptista ———104
8.César Froener ———- 90
9.Matheus Machado —- 90
10.Erick Goldner ——— 89